A respiração é controlada automaticamente por um centro nervoso localizado no bulbo.Desse centro os nervos responsaveis partem pela contração dos músculos repiratório. O sinais nervosos sao transmitidos através da coluna espinhal para chegar aos musculos da respiração.O diafragma, o mais importante e essencial para a respiração recebe os sinais respiratórios através de um nervo especial, denominado nervo frênico,que faz com que deixe a medula na metade superior do pescoço e dirige-se para baixo, através do tórax até o diafragma.Já os sinais dos músculos expiratórios, como os abdominais, são transmitidos para a porção baixa da medula espinhal, para os nervos epinhais que inveram os músculos. Impulsos iniciados pela estimulação psíquica ou sensorial do córtex do cérebro podem afetar na respiração. Nas condições normais, o centro respiratório pode produzir a cada 5 segundos um impulso nervoso que estimula a contração da musculatura torácica e do diafragma, o que ocorre a inspiração.
A respiração é o principal mecanismo de controle do pH do sangue.
A respiração é o principal mecanismo de controle do pH do sangue.
O aumento da concentração de CO2 na reação, descola para a direita, enquanto sua redução descola-se para esquerda. Assim, com esse aumento de CO2 no sangue provoca um aumento de íons H+ e isso tende ao pH ácido. Por conseqüência se o pH está abaixo do normal (acidose), o centro respiratório é denominado exitado, aumentando a freqüência e a amplitude dos movimentos respiratórios. Mas se o pH do plasma esteja acima do normal(alcalose), o centro respiratório é deprimido, ou seja, diminuindo a amplitude e a freqüência dos movimentos respiratórios, com isso a retenção de CO2 e maior produção de íons H+, o que provoca queda no pH plasmático até seus valores normais.
Um comentário:
Gostei muito do resumo, bem explicativo e objetivo. Porém sugiro que seja feito uma revisão ortográfica,pois a presença de alguns erros ortográficos pode tirar um pouco a credibilidade das informações.
Postar um comentário